Crimescope e luminol, sabes o que é?

Actualmente, existem várias tecnologias que auxiliam as investigações criminais, na recolha dos vestígios deixados pelo criminoso.

O crimescope e o luminol são um bom exemplo disso!


Crimescope:


O crimescope é um equipamento que emite uma resposta luminosa após incidir sobre cada vestígio. Este inclui múltiplos filtros para procurar impressões digitais, resíduos de pólvora, entre outros.


Luminol:

"Existe também um produto que é preparado misturando-se o luminol propriamente dito, com uma substância à base de peróxido de Hidrogênio (água oxigenada), que reage muito lentamente. Quando essa mistura entra em contato com o sangue humano ou com produtos de limpeza, utiliza o ferro presente na hemoglobina como agente catalisador causando uma reação de quimiluminescência.


Muito utilizado pela polícia, quando necessita saber se há vestígios de sangue em roupas, objectos ou lugares. No caso de tecidos, mesmo que a cena do crime tenha sido limpa, as fibras do tecido absorvem partes do composto de ferro, e assim, quando aplicado o luminol, ele causa uma reação de oxidação e "ilumina", literalmente, o local, ficando uma cor azul-fluorescente. É mais útil quando usado junto com luz-negra, podendo-se assim ver mais claramente as evidências de sangue." (Fonte: Wikipedia)



E se não existissem estes equipamentos? Naturalmente, os investigadores teriam de percorrer todo o local do crime com uma lupa para encontrar os vestígios. Era demoroso e muitas vezes poderiam nao encontrar tudo aquilo que pretendiam.

0 comentários: